O Rio Imagem Baixada, unidade localizada em Nova Iguaçu, realizou mais de 650 mil exames laboratoriais e de imagem em nove meses de funcionamento. O maior centro de diagnóstico público da América Latina, situado às margens da Rodovia Presidente Dutra, atendeu neste período cerca de 90 mil pacientes da região e de municípios do interior. É uma transformação na realidade de quem tinha que ir buscar o serviço na capital ou pagar por ele numa clínica particular. “O Rio Imagem Baixada é um empreendimento único em toda a Baixada Fluminense. Além de evitar deslocamentos até o Rio Imagem Centro, desafogando hospitais da região, esse novo equipamento tem entregado serviços de última geração aos cidadãos. É um orgulho para nossa gestão proporcionar saúde de qualidade aos moradores da Baixada e do interior do estado”, disse o governador Cláudio Castro.
Desde a inauguração, em julho de 2023, 89.994 pacientes fizeram mais de 200 mil exames de diagnóstico por imagem no centro de diagnóstico. Também foram realizadas mais de 450 mil análises laborato-riais. “Temos muito orgulho de ver como o Rio Imagem Baixada tem melhorado a vida de tantos moradores do Estado do Rio de Janeiro. E ainda poderemos crescer muito mais, ofe-recendo exames de baixa, média e alta complexidades. Para a saúde da mulher, por exemplo, conseguimos realizar desde a mamo-grafia até uma estereo-taxia, que é um exame mais complexo. É a tecnologia ajudando a salvar vidas”, explicou ressalta a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello.
Entre os modernos exames oferecidos estão o imunohistoquímica, que define com precisão o tipo de tumor cancerígeno e a gravidade da lesão. A unidade também realiza ecografia vascular, que utiliza o efeito doppler para visualizar e quantificar o movi-mento do sangue nas artérias e veias e identificar estreitamentos, aneurismas ou coágulos em diversas partes do corpo humano.
Com investimentos de R$ 90 milhões do programa Pacto RJ, a unidade tem capa-cidade para realizar até 40 mil exames por mês e está desafogando o atendimento do Rio Imagem do Centro do município do Rio e otimizando as filas de atendimento nos hospitais da Baixada. A criação da unidade também dinamizou a economia local, com a geração de 350 empregos diretos.
O Rio Imagem Baixada funciona de segunda a domingo, das 7h às 19h. Os pacientes são encaminhados de postos de saúde ou clínicas da família, via Central Estadual de Regulação (CER). As vagas são distribuídas proporcionalmente para cada região, pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), que recebe dos municípios a demanda por exames. O centro atende, prioritariamente, os pacientes da Baixada, Costa Verde, Centro Sul e Sul.