A tão aguardada competição escolar do município está acontecendo e teve seu pontapé inicial dado na última terça-feira, dia 19, em uma cerimônia repleta de atrações, na Quadra Antônio Carlos Pinto, do Estádio Hélio Rodrigues da Siqueira, em Itacuruçá. Os Jogos Olímpicos Estudantis de Mangaratiba (JOEM) 2023, contam com o apoio da secretaria de Educação, Esporte e Lazer, através da subsecretaria de Esportes. Este evento reúne cerca de 800 alunos, com idades entre 13 e 15 anos, competindo em diversas modalidades esportivas, tais como Futevôlei, Atletismo, Futsal, Handebol, Natação, Vôlei, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez.
A cerimônia de abertura contagiou os presentes com grandes apresentações, incluindo a performance do grupo de jongo da Marambaia, de dança de alunos da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, em Muriqui, e a apresentação da Banda Comosi, da Escola Municipal Coronel Moreira da Silva. O ponto alto da cerimônia foi quando a atleta Ana Venito, renomada por suas conquistas em dois campeonatos representando a Seleção Brasileira de Karatê e funcionária da subsecretaria de Esportes, entrou na Quadra Antônio Carlos Pinto com a tocha olímpica e acendeu a pira, marcando oficialmente o início dos jogos.
O vice-prefeito Chicão da Ilha, destacou a relevância do JOEM na vida dos alunos. “Este é um momento crucial na jornada dos nossos alunos, e fico extremamente satis- feito em ver a competição retornar. Lembre-se, competir é saudável, e aqui não temos inimigos, apenas concorrentes. Que possamos desfrutar de jogos justos e repletos de respeito. Obrigado a todos os envolvidos”, enfatizou.