A Prefeitura de Itaguaí promoveu ontem, quinta-feira, dia 21, a campanha “Não pare na vaga, essa vaga não é sua nem por um minuto”. Em prol do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), a inciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das vagas prioritárias.
Segundo a prefeitura, agentes da secretaria de Assistência Social, por meio da subsecretaria da Pessoa com Deficiência, circularam pelas ruas da cidade a fim de fiscalizar veículos parados em vagas destinadas a PCDs. Em casos de flagrantes, as equipes aplicaram a chamada multa moral.
O motorista que for encontrado com o veículo estacionado em vagas adaptadas ou bloqueando saídas para cadeirantes no meio-fio rebaixado recebeu a penalização simbólica. Na filipeta, estava o aviso: “Penalidade: aceitar este puxão de orelha com bom humor e admitir seu erro. Pense que esta vaga existe por um motivo especial. Ela é adaptada às necessidades de quem realmente precisa. Você também não gostaria que impedissem sua mobilidade. Então, reflita melhor na próxima vez”. Logo abaixo, é possível ler: “Não cobramos dinheiro, cobramos atitude”.
Para manter a ordem durante as ações, a campanha contou com o apoio da secretaria municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito.
O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é uma data oficial, por meio da lei nº 11.133, desde 2005. O objetivo é conscientizar sobre a inclusão de PCDs nos mais diversos setores da sociedade. Já a escolha se deu pelo início da primavera, fazendo alusão com o nascimento da igualdade e dos direitos de PCDs.