No Carnaval 2025, a Escola de Samba Beija-Flor vai homenagear Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, lendário diretor de Carnaval, morto em 2021 por complicações da Covid-19. E na última segunda-feira, dia 27, fez a divulgação da sinopse do enredo Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas – dia em que o homenageado completaria 81 anos -, na quadra da agremiação. Esse passo é a largada para os compositores começarem a elaborar os sambas, que dese-jarão inscrever para a disputa, no dia 25 de julho, das 18h às 23h, também na quadra.
“Kaô Kabecilê, Xangô Menino da Pedreira de Salgueiro! É o brado da aldeia nilopolitana, evocando o Deus do Trovão, do alto de seu trono, a fazer justiça com o seu machado, pelo reconhecimento do seu real valor. Sopram os ventos de Oyá, trazendo alento à memória do filho nascido do ventre de Dona Corina, e renas-cido em Orixá”, informou a legenda de um vídeo publicado nas redes sociais da escola.
Com a assinatura de João Vitor Araújo e pesquisa de Bianca Behrends, Vivian Pereira e Guilherme Niegro, o enredo partirá da religiosi-dade e fé em Xangô, passará por sua atuação no Carnaval dentro e fora da Beija-Flor e terminará em um reencontro com Joãosinho Trinta no plano espiritual. Para 2025, a escola de Nilópolis buscará o 15º título e será a segunda a desfilar na segunda-feira de carnaval.
O presidente da escola, Almir Reis, agradeceu a família de Laíla, por permitir a homenagem. “Se a Beija-Flor hoje está onde está, o Laíla é o grande responsável por tudo”, disse, ressaltando que está na escola pelo seu trabalho e pelo amor que tem pela escola.