Representando o governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto, e o prefeito de Nilópolis, Abraãozinho David, reinauguraram, ontem, quinta-feira, dia 18, a unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), localizada na Rua Antonio José Bitencourt 1270. No local, conhecido até fechar em 2017 como Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Nova Cidade, serão disponizadas 200 vagas nos cursos de Informática, Bordado e Customização, Barbeiro, Tran- sista, Cozinha (salgadeiro ou confeiteiro), Eletricista Pre-dial, Encanador Predial e Maquiagem. Na mesma ocasião, foi inaugurada a nova base de atendimento da Fundação Leão XIII, que irá funcionar na Central de Serviços, nas dependências da unidade.
Para a reabertura, todas as instalações foram reformadas, um investimento de R$ 800 mil. Os cinco laboratórios, a sala de multimídia e as duas salas de aula já estão, inclusive, totalmente mobiliados e equipados para receber os alunos, mas só deverão começar a ser utilizados no segundo semestre, pois sendo uma unidade da Faetec é preciso seguir o calendário da segunda rodada de 2024 para as inscrições, que serão iniciadas no dia 24 de junho.
De acordo com o secretário Mauro Azevedo Neto, a comunidade ao redor irá mudar. “Vocês terão a oportunidade de acompanhar. A gente inaugura, a comunidade muda com a qualificação e novas oportunidades”, disse. Já o prefeito Abraãozinho agradeceu por, depois de oito anos, a unidade estar sendo reaberta. “O governador Claudio Castro é um parceiro que tem feito muito pela nossa cidade e temos muito a agradecê-lo. Nossa missão é gerar oportunidades para aqueles que precisam e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Esse local significa muito, muitos serão profissionalizados aqui para garantir o sustento de suas famílias”, falou, adian-tando que o Governo do Estado está ajudando com o custeio para a reabertura do Hospital Municipal.
Os deputados federal Ricardo Abrão e, estadual Rafael Nobre, também estiveram presentes e ambos, além de agradecerem ao governador Cláudio Castro, destacaram a importância da reabertura. “É motivo de muita alegria estar aqui. Depois de oito anos fechada, a gente sabe o quanto fez e a gente sabe também o quanto vai ser importante o funcionamento”, disse Rafael Nobre, ressaltando a homenagem a Suely Araújo da Silva, professora das redes públicas e privada e que dá nome a unidade. Ele aproveitou ainda a oportunidade para destacar que em breve Nilópolis também ganhará o Restaurante do Povo.
Já Ricardo Abrão, relembrou os momentos difíceis enfrentados pelo Estado do Rio. “O governador Cláudio Castro assumiu em um momento difícil, mas equilibrou as contas, o Estado voltou a crescer e está fazendo obras em todos os municípios”, disse, destacando que muitos que concluem os cursos da Faetec, já são encaminhados diretamente para o emprego.
A vice-prefeita Flávia também esteve presente. “Essa unidade foi sonhada por oito anos a hoje é o dia de devol-vermos aos alunos”, disse, destacando a justa home- nagem à professora Suely Araújo da Silva. Já a diretora da Faetec, Caroline Alves, ressaltou a alegria de entregar mais uma unidade à população. “Quando caminhamos de mãos dadas, entregamos o melhor à população. Vamos formar muita gente e isso é muito importante”, disse.
A diretora da unidade, Marcia Cristina D’Anunciação, recebeu muitos elogios por toda a dedicação que vem demonstrando e ressaltou que tudo está apenas sendo ini- ciado. “Tenho uma vida em função da educação e tenho certeza que esta unidade irá fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. Aqui entrarão alunos e daqui sairão profissionais preparados para buscar seu sustento e para que tenham vida digna. Esse é o nosso objetivo”, falou, destacando que além de Fundação Leão XII, outras parcerias serão firmadas para que seja otimizado o funcionamento da Central de Serviços.
Também participaram da inauguração, o subsecretário de Estado de Eventos, Rodrigo Castro; a presi- dente da Fundação Leão XII, Luciana Calaça; vereadores Leandro Hungria, Alvinho e Farol e secretários municipais.