Fechada desde 2017, a unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), localizada na Rua Antonio José Bitencourt 1270, em Nilópolis, será reaberta. A solenidade de reinauguração acontecerá na próxima quinta-feira, dia 18, às 10h. As instalações foram reformadas e estão sendo preparadas para a data. De acordo com a diretora Marcia Cristina D’Anunciação, serão oferecidos vários cursos e também estão sendo firmadas parce-rias. “Já estão definidos os cursos que serão disponibilizados e tudo já está preparado, mas será preciso aguardar e seguir o calendário da segunda rodada de 2024 para as inscrições, que serão iniciadas no dia 24 de junho”, explicou, ressaltando que a unidade receberá o nome de Professora Suely Araújo da Silva.
A unidade será reaberta graças ao empenho direto do deputado estadual Rafael Nobre, que solicitou e destacou a importância do funciona- mento do espaço junto ao Governo do Estado. É válido ressaltar ainda o empenho da presidente da Faetec, Carolina Alves, que, inclusive, vem acompanhando toda a preparação para a reabertura ao lado da diretora Márcia Cristina.
Antes de fechar, a unidade era conhecida como Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Nova Cidade – administrado pela Faetec – e possuía um Centro de Informática, que oferecia cursos em módulos básico e avançado, em turnos diurnos e noturnos, de segunda a sábado. Com a reinauguração, além da volta do curso de Informática, serão oferecidos cursos de Bordado e Customização, Barbeiro, Transista, Cozinha (salgadeiro ou confeiteiro), Eletricista Predial, Encanador Predial e Maquiagem, ampliando a formação e qualificação de mão de obra profissional.
Com a reinauguração, a Faetec passa a administrar duas unidades em Nilópolis, essa localizada em Nova Cidade e a do Paiol, enquanto em breve irá entregar também o Centro Tecnológico da Faetec, que está sendo construído, na esquina da Rua Simão Sessim (antiga Carmela Dutra) com José Martins, em uma parte da área do Centro de Eventos, no bairro Frigorífico. A construção terá 3.800 metros quadrados, um prédio com quatro pavimentos revestidos em esquadria de alumínio com vidro, com seis laboratórios. Nos quatro andares haverá salas para startups, cursos superiores da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e cursos presenciais que atendam demandas regionais.