Com o tema Carnaval Solidário a Prefeitura de Nilópolis promoveu quatro dias de folia reunindo diversos foliões mirins e adultos na Estrada Mirandela no Centro do município. No sábado de Carnaval a Corte Momesca A recebeu as chaves da cidade.
A animação das crianças, de seus pais e responsáveis ficou por conta da banda Dó Ré Mi Fáz Brincar e, à noite, nilopolitanos e moradores de cidades próximas cantaram, dançaram e pularam com DJs e as bandas Valve e V-Trix, que subiram ao palco em dias alternados.
No primeiro dia do NiloKids, o prefeito Abraãozinho participou da folia ao lado do Deputado Estadual Rafael Nobre, do secretário de Ação Comunitária da Prefeitura do Estado do Rio de janeiro Ricardo Abraão e o Vereador Leandro Hungria. O Carnaval Solidário acabou, mas a ajuda proposta pela Prefeitura de Nilópolis no slogan das festividades, não. Quem esqueceu de levar brinquedos novos ou usados, caixa de leite e garrafas de água durante a folia, ainda pode ajudar vítimas das enchentes e crianças e adultos atendidos pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) da cidade. É só procurar um dos Cras ou a secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
“A comemoração do Carnaval está na cultura de nossa cidade, que é sede da Beija-Flor, patrimônio cultural imaterial do Estado. As pessoas estão felizes com o Nilokids e com os bailes adultos. Queremos realizar eventos que tragam alegria à população”, afirmou o prefeito, agradecendo o apoio de todas as secretarias envolvidas na produção da festividade.
A fadinha Gabriela, de 7 anos, estava acompanhada da mãe Gabriela Dias. Elas moram no centro de Nilópolis e aproveitaram todos os dias da festa. A criança tirou fotos com os personagens Palhaço, Frozen, Barbie e Bella, que também participavam das atividades propostas pelos animadores.
O secretário de Cultura de Nilópolis, Antônio Carlos Costa, estimou em 30 mil o total de pessoas, entre adultos e crianças, que brincaram o Carnaval na cidade. “Na segunda-feira à noite era impossível ver o chão”, lembrou, comemorando o fato de que não houve brigas ou desentendimentos nos bailes noturnos. Costa vibrou ainda com o sucesso do Nilokids.
Em parceria com a prefeitura de Nilópolis, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), ONG voltada para o atendimento das pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, montou uma barraca na Praça dos Estudantes para receber doações de brinquedos e leite para os participantes da instituição e água para as famílias afetadas pelas fortes chuvas. Outra banca estava também no Parque do Gericinó.
Pessoas desabrigadas ou desalojadas por causa das enchentes receberam prioridade para montar uma banca entre as dezenas que foram espalhadas pela Estrada Mirandela. A secretaria municipal de Desenvolvimento Social realizou uma busca ativa entre as 48 famílias da cidade desabrigadas ou desalojadas por causa das enchentes. Eles tiveram prioridade junto à Ordem Pública Municipal para montar barraca de alimentos e bebidas durante o Carnaval Solidário.
A secretaria municipal de Segurança disponibilizou 40 guardas municipais e 30 policiais militares do PROEIS que estavam em seus dias de folga para reforçar a tranquilidade dos foliões que brincaram o ‘Carnaval Solidário’. Também foi solicitado um aumento do efetivo do 20º BPM (Mesquita) na cidade nesses dias.