Esse ano a apuração do Carnaval aconteceu pela primeira vez na Cidade do Samba Joãosinho Trinta, na Gamboa, região central carioca, em vez da Marquês de Sapucaí. Ao todo, 9 quesitos foram avaliados durante os desfiles. O fim da leitura das notas da Praça da Apoteose era um desejo antigo do presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.
Depois da consagração do resultado, a primeira colocada fez um pequeno desfile na pista do complexo de barracões. Cada agremiação tinha direito a levar 100 integrantes para o evento. A grande campeã foi consagrada em uma Cidade do Samba melhorada, revigorada, que recebe melhor as pessoas e os amantes da festa, com direito a volta olímpica carregando o troféu e uma bateria já preparada para executar o samba da vencedora.
Porém o público que acompanhou a apuração divergiu sobre a mudança de local feita pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Integrantes das escolas de samba que acompanhavam a apuração nos anos anteriores na Praça da Apoteose, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, reconheceram que a segurança é melhor, mas a divisão entre as torcidas deixou a desejar.