A Prefeitura de Itaguaí oficializou a nova estrutura da secretaria municipal do Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-estar Animal. De acordo com a gestão, este movimento estratégico reflete a crescente preocupação com as mudanças climáticas e suas implicações para a comunidade local. “Com esta nova abordagem, a Prefeitura de Itaguaí busca não apenas enfrentar os desafios imediatos relacionados às inundações, mas também fortalecer uma visão holística da gestão ambiental”, destacou o pre- feito Rubem Vieira.
E por meio da secretaria, já foi oficializada a assinatura do contrato para a aquisição e instalação de três estações hidrometeorológicas para uma coleta avançada de dados. A iniciativa visa a integração das informações geradas com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), cumprindo as diretrizes da Lei nº 9.433/97, conhecida como “Lei das Águas”, e o fornecimento de dados precisos sobre chuvas e níveis de rios. Esse monitoramento detalhado permitirá uma resposta mais rápida e eficaz aos desafios decorrentes das mudanças climáticas, minimizando seus impactos e promovendo a segurança da população.
De acordo com o secretário Antonio Marcos Barreto, as estações hidrometeorológicas possuem sensores de chuva e nível de rio, transmissão de dados via GPRS, alimentação solar, regulador de carga de bateria e datalogger para processamento e armazenamento eficiente das informações. “A coleta de dados mais precisos possibilitará a mitigação dos impactos causados por eventos extremos, especialmente relevantes diante das mudanças climáticas”, explicou.