As famílias dos bairros do Bracuí e do Belém atingidas pelas chuvas que caíram em dezembro de 2023 começaram a receber o Cartão Recomeçar. Nesta primeira fase, 481 famílias estão sendo contempladas pelo benefício de R$ 3 mil, seguindo critérios do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A entrega teve início esta semana, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário.
O Governo do Estado definirá as próximas etapas de entrega dos cartões, incluindo datas e quantidade de beneficiados, até que todas as pessoas afetadas e que estejam dentro dos critérios para receber o benefício sejam contempladas. Todas as famílias cadastradas para receber o cartão vêm sendo acompanhadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. O município é responsável pelo cadastramento e entrega dos cartões.
O benefício é destinado a famílias com renda de até meio salário-mínimo por pessoa ou que tenham renda total de até três salários-mínimos. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estar com o cadastro atualizado e regularizado, residir em Angra e, principalmente, ter tido a moradia diretamente atingida por enchentes, deslizamentos e desabamentos atestados pela Defesa Civil ou outro órgão municipal.
Cada família recebe um cartão magnético com um crédito que pode ser utilizado para comprar materiais de construção, móveis e eletrodomésticos. O Cartão Recomeçar será concedido uma única vez para o núcleo familiar, não sendo permitido que mais de uma pessoa da mesma família receba o benefício. Ele deverá ser utilizado em até seis meses a partir da data de recebimento. Passado o prazo, o cartão será bloqueado.