Redução de letalidade violenta em 52%, diminuição em 33% dos roubos de veículos, queda de 25% no número de roubos de rua. Esses números são apenas três dos índices de criminalidade que baixaram em Nilópolis desde a implantação, há um ano, do Programa Segurança Presente, parceria com o Governo do Estado. Ele proporcionou mais segurança e tranquilidade aos nilopolitanos, porque houve reforço de 22 policiais militares ao efetivo de agentes de segurança já atuando no município.
Para marcar e comemorar essa data significativa, houve uma cerimônia no plenário da Câmara de Vereadores da cidade no último dia 12. A vice-prefeita professora Flávia representou o prefeito Abraãozinho, ao lado do secretário municipal de Segurança Pública, Esmar França.
“É muito gratificante ver que a integração entre o Segurança Presente, o 20º Batalhão, o Proeis e a Guarda Municipal conseguiu esses resultados. Lembro que o roubo de cargas diminuiu em 56% só na cidade, houve a prisão de mais de 60 pessoas em flagrante e de 30 foragidos da justiça com mandado de prisão em aberto”, enumerou França.
O Programa Segurança Presente, chamado também de Nilópolis Presente, realizou milhares de abordagens a pessoas e veículos nesse período, a fim de trazer segurança para a população e diminuir os índices de criminalidade. Foram recuperados diversas motos e carros, houve apreensão de três armas de fogo e, além disso, a assistente social que fica na base também prestou atendimento à população. O Segurança Presente tem base na Praça Vereador Orlando Hungria, no Centro, onde também estão duas viaturas, oito motos e uma van.