Em uma colaboração inédita, a Escola de Samba Beija-Flor estabeleceu uma parceria com a secretaria Especial da Juventude do Rio de Janeiro para lançar o programa “Carnavalizar a Juventude”. O objetivo é capacitar jovens de 15 a 29 anos, proporcionando conhecimentos sobre o mercado do Carnaval. O encontro entre o secretário municipal da Juventude, Salvino Oliveira, e a diretoria da Beija-Flor ocorreu no último dia 8, no barracão da escola, marcando o início dessa colaboração.
E já seguindo esta dinâmica, três jovens moradoras da Cidade de Deus foram selecionadas para estagiar em diferentes setores administrativos da escola de samba após meses de visitas e conversas. Ao término do aprendizado, após o Carnaval 2024, elas produzirão um mini documentário sobre a experiência, com o objetivo de inspirar outros jovens a se envolverem no mundo carnavalesco. “Quando trazemos essas jovens para conhecer tudo que está por trás da avenida, do Carnaval, a ideia é que elas absorvam, aprendam, transformem suas vidas e multipliquem os ensinamentos nas suas comunidades. Acredito que a experiência do Carnaval mudará suas perspectivas e, quem sabe, seus futuros. Sou muito grato à Beija-Flor pelo espaço e espero que elas aprendam bastante nesses meses de trabalho”, destacou o secretário de Juventude do Rio.
Uma das estagiárias, Geovana Rodrigues da Silva, 17 anos, descobriu o projeto por meio do Espaço da Juventude na Cidade de Deus. “O Carnaval me chama a atenção pelas oportunidades que oferece. Agora que terminei o ensino médio, vejo no projeto uma forma de aprender ainda mais coisas”, disse ela, que sonha em ser jornalista e vê na oportunidade do primeiro emprego uma chance de continuar investindo nos estudos.
“Acreditamos na força criativa e intelectual da juventude. Contamos com profissionais jovens em quase todas as nossas áreas, e as meninas vão contribuir ainda mais com essa energia tão vital para o Carnaval da Beija-Flor. Estamos muito felizes em estabelecer essa parceria com a secretaria de Juventude do Rio de Janeiro e temos certeza de que vamos ensinar e, principalmente, aprender muito com cada uma delas”, afirmou o presidente da Escola de Samba Beija-Flor, Almir Reis.