A chuva de meteoros Gemínidas, um dos principais eventos astronômicos do ano, deverá ter seu ápice esta semana, entre os dias 13 e 14 de dezembro. O fenômeno, que começou em 19 de novembro, segue até o dia 24 deste mês. No seu auge, a chuva conta com a passagem de cerca de 120 meteoros por hora, segundo diz a Nasa, em seu site oficial. “São meteoros brilhantes e rápidos e tendem a ser de cor amarela”, explica a agência espacial americana.
Meteoros são detritos deixados pela passagem de asteróides e cometas, enquanto fazem seu percurso ao redor do Sol. Anualmente, a Terra passa por alguns desses rastros cósmicos, que entram em colisão com a atmosfera, ocasionando o fenômeno conhecido como chuva de meteoros. As Gemínideas, em particular, são resultado das viagens do asteróide 3200 Phaethon ao redor do Sol.
“As Gemínideas são melhor visualizadas durante a noite e antes do amanhecer e são visíveis em todo o mundo devido a uma amplitude máxima de quase 24 horas”, explica a Nasa.
“Deite-se de costas com os pés voltados para o sul e olhe para cima, observando o máximo possível do céu. Após cerca de 30 minutos no escuro, seus olhos se adaptarão e você começará a ver meteoros”, recomenda a Nasa.