O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) abriu esta semana inscrições para um concurso público com a oferta de cem vagas imediatas nos cargos de pesquisador – tecnologista em metrologia e qualidade (60 chances) e analista executivo em metrologia e qualidade (40 postos). Ambos têm exigência de nível superior. O salário oferecido nos dois casos é de R$ 8.700,31.
O processo seletivo vai também formar um cadastro de reserva, com 760 oportunidades (370 para pesquisador e 390 para analista). A seleção ficará a cargo do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
As inscrições devem ser feitas no site https://www.idecan.org.br/ e o valor da taxa é de R$ 125.
O processo seletivo será composto de provas objetivas — aplicadas em 16 de abril de 2024 — e discursiva para todos os cargos. As avaliações acontecerão nas cidades de Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar em qual dessas cidades pretende realizar as provas.
As provas serão de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Língua Estrangeira, conhecimentos sobre o Inmetro e conhecimentos específicos referentes ao cargo a que o candidato está concorrendo. Depois, os concorrentes serão submetidos a prova de títulos e experiência profissional.