Iniciado o novo processo de licitação para concessão do Maracanã

Foi iniciado ontem, quinta-feira, dia 7, o novo processo de licitação para contrato de concessão do complexo esportivo do Maracanã. O contrato terá a duração de 20 anos e a empresa ou consórcio vencedor será responsável pela gestão, exploração, operação e manutenção do estádio Mário Filho (Maracanã) e do ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho). A autorização para levar adiante o processo de licitação foi dada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na última quarta-feira, dia 6. A previsão do Governo é que o vencedor seja anunciado apenas em meados de 2024.
Nesta primeira fase do processo, os interessados apresentarão documentos de habilitação e suas propostas técnica e financeira. A próxima etapa inclui a abertura das propostas técnicas dos licitantes que forem considerados habilitados a concorrer. Então, será divulgada a pontuação para essa parte técnica. Em seguida, serão abertas as propostas financeiras.
A primeira licitação, realizada entre abril e maio de 2013, teve como vencedor o consórcio da Odebrecht, que tinha ainda empresa de Eike Batista e a AEG Administração de Estádios. Na ocasião, o consórcio superado tinha a Construtora OAS S.A., Stadion Amsterdam N.V. e Lagardère Unlimited. Mas o que era para ser relação de 35 anos se encerrou em apenas seis. Desde então, por meio de Termo de Permissão de Uso renovada automaticamente pelo Governo desde abril de 2019, Flamengo e Fluminense administram o estádio. A dupla segue unida na tentativa de gerir e explorar o Maracanã, dessa vez em parceria que pode durar 20 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *