O Plano de Mobilidade Urbana de Nilópolis foi apresentado ontem, quinta-feira, dia 30, pela manhã, em audiência pública realizada na Câmara Municipal. Elaborado pela Líder Engenharia e Gestão de Cidades, o documento prevê, entre outras medidas, implantação de ciclorrotas – que diferente da ciclovia e da ciclofaixa, é um espaço compartilhado entre pedestres ou veículos – e de corredor exclusivo para ônibus, inversão do sentido de direção em várias ruas, modificação no trajeto de algumas linhas de ônibus e criação de um terminal de médio porte. O secretário municipal de Transportes, Ricardo Gallego, mais conhecido como Galeguinho, explicou que o plano começou a ser elaborado em janeiro. “Não foi fácil, mas está pronto e será analisado pelo prefeito Abraãozinho David”, disse, ressaltando que ainda podem ser feitas algumas modificações, caso sejam necessárias.
O plano foi elaborado em fases. De acordo com a arquiteta urbanística, Amanda Firmino de Andrade, integrante da equipe técnica que assina o documento, o primeiro passo foi fazer um diagnóstico, o que foi realizado com análises visuais e pesquisas junto aos nilopolitanos. “Identificamos as principais origens e destinos da população, os polos geradores de viagens, as características dos deslocamentos e assim foi montado o inventário viário”, explicou.
Nesta fase, foram observados pontos fundamentais para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. “No cenário inicial, identificamos ruas estreitas, calçadas dentro do padrão de largura, mas com estado de conservação ruim, com lixo, entulho e carros estacionados, assim como a sinalização tanto vertical, com placas bastante danificadas, e horizontal, apagada ou até mesmo inexistente. Ciclovia inexistente e muita insatisfação quanto ao preço das passagens dos ônibus e estado de conservação dos pontos de embarque de passageiros”, contou durante a audiência.
A arquiteta Amanda explicou ainda que antes de ser iniciado o estudo para montar o trabalho, foi identificado que Nilópolis possui uma densidade demográfica alta e está inserido em uma região metropolitana, e que por isso grande parte da população se desloca para outros municípios para trabalhar, principalmente em Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. “Só, então, começamos a estudar as melhores propostas para compor o plano”, falou.
Entre as principais propostas listadas, durante a audiência pública, estiveram a necessidade de requalificar as calçadas, readequar a sinalização viária horizontal e vertical. O estudo apontou ainda como sendo viável a instalação de semáforos para pedestres e prolongamento do calçadão na Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira.
O presidente da Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal, vereador Jorginho Scalise, esteve presente e falou que será preciso união para executar o plano. “Pelo que vi, estamos praticamente no zero, mas vamos trabalhar junto com o prefeito Abraãozinho David para que ele se torne realidade”, falou. Também participaram da audiência pública o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Ribeiro; além do vereador Leandro Hungria, da coordenadora da Ordem Pública, Aloma Cunha; do coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito, Nilton Marques; do superintendente de Licenciamento Ambiental, Marco Antônio Batista de Souza Junior; e da diretora de Licenciamento, Mary Souza, ambos da secretaria municipal de Meio Ambiente. O plano apresentado pode ser consultado na secretaria municipal de Transportes.