Plano Verão 2024 muda nomenclatura dos estágios operacionais no Rio

A Prefeitura do Rio apresentou medidas para preparar a cidade para a chegada do verão, estação conhecida pelos temporais e pelas enchentes. Entre os novos investimentos em tecnologia do Plano Verão de 2023 e 2024, estão uma parceira com a Nasa (National Aeronautics and Space Administration), além da compra de um super-radar e de detectores de raios, enchentes e granizo. A cidade passa, também, a adotar nova nova nomenclatura para os estágios operacionais por níveis inspirados na Escala Richter.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, pela primeira vez, a cidade enfrentará mudanças climáticas influenciados pelo fenômeno El Niño, que pode ganhar força no período do verão, que tem início em dezembro. A previsão para o município é de chuvas volumosas e muito calor. “O nosso verão é muito maior que a nossa estação meteorológica. A gente percebeu uma mudança de perfil. Foi um ano de muita influência do El Niño”, afirmou o prefeito.
O novo radar meteoro-lógico, conhecido como Banda X, foi comprado na Finlândia e começa a funcionar até o final deste ano. O equipa- mento complementa o radar Banda C, instalado em 2010 e em funcionamento na região do Sumaré, que fica entre as zonas Norte e sul. O novo super-radar, cuja a obra segue em andamento na Serra do Mendanha, tem 8-12 GHz, ou seja, capacidade de alcance e mapeamento de todo o município. Além disso, o Banda X faz previsões de tempestades e formação de nuvens com granizo. As novas medidas passam a serem implementadas no próximo mês.
A limpeza é uma das frentes para evitar alagamentos e enchentes na cidade, em especial em períodos de alto volume de chuva, como as pancadas no fim do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *