Em meio à “cidade perfume”, há refúgios paradisíacos e cercado de natureza, como a Cachoeira da Janjana, o Pantanal Iguaçuano e um patrimônio científico bem no centro da Baixada Fluminense. Criado em 1998, o Parque Natural Municipal, conhecido como Pantanal Iguaçuano, está localizado no Maciço do Mendanha, formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. A reserva é composta por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica, com cachoeiras e poços para se refrescar. A unidade é um retiro onde a flora e a fauna da região são preservadas, segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu.
Para os visitantes que procuram aventura, são cerca de 8km de trilhas que levam às onze belas cachoeiras e poços d’água, liberadas ao banho, entre a Pedra da Contenda e a Serra do Vulcão. Durante a longa caminhada é possível conhecer parte da história de Nova Iguaçu, como a sede da Fazenda Dona Eugênia, construída no século XIX, e as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até meados da década de 1960.
O parque também conta com atividades radicais como o voo livre, partindo da rampa existente da Serra do Vulcão, e o rapel na cachoeira Véu da Noiva.
Dois acessos possibilitam a chegada ao parque, sendo um deles em Nova Iguaçu, pelo bairro Caonze, passando pelas Ruas Benjamim Chambarelli, Capitão Edmundo Soares e Juvenal Valadares até chegar à Estrada da Cachoeira, onde fica a portaria. O outro acesso é por Mesquita, no bairro Coreia. Ao final da Avenida Brasil, basta cruzar uma pequena ponte que levará à Estrada da Cachoeira.
O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu fica aberto ao público de terça- feira a domingo, das 8h às 16h.