No último domingo, dia 1º, foram realizadas em todo o Brasil as eleições para conselheiros tutelares, cabendo a responsabilidade da organização e de divulgação dos resultados a cada município, com a participação do Ministério Público. Em Nilópolis, Tatiane da Silva José teve 789 votos; Eli Geovane, teve 676 votos; Elaine Santana, 555 votos; André Roberto do Nascimento, teve 512 votos; e Givanildo Santana, com 423 votos foram eleitos. O município tinha 17 candidatos.
Durante todo o dia da eleição, a chuva foi intensa, mas mesmo assim os dois locais de votação ficaram movimentados. Para quem vota na 201ª Zona Eleitoral, a eleição ocorreu na Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, já para aqueles que votam na 221ª Zona Eleitoral, foi no Clube Nilopolitano, ambos no Centro.
A votação foi realizada das 8h às 17h e enormes filas se formaram de fora dos locais, o que fez com que muitos eleitores desistissem, principalmente pelo voto não ser obrigatório. Por ter sido votação em cédulas e não em urnas eletrônicas, muitos eleitores questionaram o fato de não ter a fotos dos candidatos na cédula. A falta de uma listagem com foto, nome e número dos candidatos na sessão de votação também foi questionada. Tais fatos fizeram com que vários eleitores tivessem dificuldades para votar no candidato desejado.
Outro fato que gerou queixas dos eleitores foi a exigência do título eleitoral feita pelos fiscais. Mesmo com o comprovantes de votação nas últimas eleições e com o nome constando na lista, não era permitido votar. Para votar era preciso além do documento de identificação com foto, o título impresso ou o e-título.
Após a eleição, a expectativa pelo resultado foi grande. Pelo fato da eleição ter sido manual e não eletrônica, o resultado final só foi divulgado na terça-feira, dia 3, pois a apuração ficou para a segunda-feira, quando foi suspensa, só sendo concluída no dia seguinte.
Além dos eleitos, os demais candidatos tiveram a seguinte votação: Cleia Angélica, 420 votos; Renata Pereira, 302 votos; Diego Marinho, 273; Jonny Dias, 221; Ângela da Costa, 166; Fátima Maria, 146; Roselene da Conceição, 140; Simone Hoffmeister, 119; Maria Cristina, 105; Marise Ticiano, 84; Luana da Silva, 73; e Telma Iorrana, 22.