Falta de peças prejudica serviço nas oficinas de veículos

A falta de peças para carros está fazendo com que motoristas aguardem meses para conseguir tirar o veículo da oficina. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), essa falta de peças ainda é reflexo da escassez de matérias primas que prejudicou a produção de componentes como borracha e plástico durante a pandemia. E com a guerra na Ucrânia, a situação ficou ainda mais grave – principalmente no setor de componentes eletrônicos.
Por conta da falta de peças, a Anfavea diz que em 2021 ao menos 370 mil veículos deixaram de ser produzidos no Brasil. No ano passado, ainda, foram cerca de 200 mil. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Repa-ração de Veículos e Acessórios, Antônio Fiola, muitas peças são produzidas exclusivamente pelas fabricantes dos veículos. E como muitas montadoras fecharam turnos de trabalho este ano, as peças viraram raridade. Com isso, vários setores são prejudicados. “Eu acho que uma solução imediata é as montadoras retomarem os volumes de produção para poder suprir o mercado, porque vamos entrar na fase de primavera e verão, chuvas, e aí o movimento nas oficinas de coli-são vai aumentar. O carro está parado dentro da oficina, não posso colocar outro no lugar dele, está tendo prejuízo, o dono do carro não pode utilizar o veículo, muitas vezes a segura-dora tem que arcar com o carro reserva e a montadora é a única que não é afetada”, explicou.
O impacto foi sentido também pelas seguradoras. Segundo Marcelo Sebastião, presidente da entidade que representa o setor, hoje a falta de peça atinge entre 10% e 15% dos carros que vão pra oficinas mecânicas. Se o problema continuar, o consumidor poderá pagar mais caro pelo serviço.

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