Está marcada para o dia 1º de outubro, a eleição para escolha dos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024-2027 em todos os municípios brasileiros. Os eleitores manifestarão seus votos de forma secreta nos locais de votação definidos pelas comissões organizadoras. Em Nilópolis, são 17 candidatos e funcionarão como locais de votação o Clube Nilopolitano, para os eleitores a 221ª Zona Eleitoral, e na Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, para os eleitores da 201ª Zona Eleitoral. O pro-cesso de eleição é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que está vinculado à Prefeitura de Nilópolis, por intermédio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
Os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Embora não seja um voto obrigatório, a participação da população na escolha dos conselheiros tutelares, reforça o nosso cuidado e preocupação com todas as crianças e adolescentes. Bullying, abandono, exploração sexual e física, entre outros agravantes podem ocorrer com nossos filhos, sobrinhos ou netos. Pesquisa sobe cada candidato e vote!”, disse a secretário municipal de Desenvolvimento Social, Everline de Lima.
Esta é a terceira etapa do processo de escolha. Primeiros os candidatos se inscreveram, logo após foi realizada a análise da documentação exigida e a prova sobre conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os candidatos para ocupar as cinco vagas são: Telma Oorrama, Givanildo Santana, Elaine Santana, Cleia Angelina, André Roberto, Fátima Maria, Roselene da Conceição, Eli Geovane, Renata Pereira, Cristina D’Anello, Diego Marinho, Angela da Costa, Simone Hoffmeister, Marise Ticiane, Jonny Vaz, Tatiane da Silva e Luana Nicolau.
A eleição acontecerá de 9h às 17h e para votar é preciso apresentar documento com foto e título de eleitor.