Considerada patrimônio natural da humanidade e área de proteção ambiental, a Reserva Biológica do Tinguá começou a permitir a visitação de alunos das escolas municipais de Nova Iguaçu. A autorização foi obtida após a assinatura de um termo de compromisso técnico entre a Prefeitura e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“Com esse termo assinado vamos estruturar a operação de visita dos nossos estudantes. Será uma grande oportunidade deles conhecerem o espaço e terem uma aula importante de educação ambiental. Essa visitação também vai alavancar o turismo. Estamos melhorando o acesso até a Estação de Tratamento de Água do Rio D’Ouro, pois esse patrimônio foi construído em 1880 e funciona até hoje. O império pegava a água daqui. Fiquei encantado com o lugar”, destacou o prefeito Rogerio Lisboa.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Edgar Martins, com a assinatura do compromisso da Prefeitura e o ICMBio, as portas da Reserva Biológica foram abertas à população de Nova Iguaçu. “Temos uma reserva com 14 mil hectares dentro de Nova Iguaçu, com importância no abastecimento hídrico do Rio de Janeiro. A população, de forma ordenada, organizada e controlada, em um viés de educação ambiental, vai conhecer esse patrimônio. Serão visitas guiadas, agendadas com limite de pessoas, mas neste primeiro momento só aos alunos”, disse.
As visitas por parte da população só devem ser iniciadas em maio de 2024, com grupo de até 40 pessoas e um educador ambiental.