Os Quintais Sustentáveis, projeto inovador da Prefeitura de Queimados, por meio da secretaria municipal de Agricultura, busca estimular a produção e o consumo de hortaliças. A iniciativa é fruto de uma parceria com a secretaria municipal de Educação e já começou na Escola Municipal Santo Expedito.
Os alunos aprenderam as técnicas de cultivo, preparação do solo, a compostagem, os tipos de hortaliças, além do cuidado e manipulação e plantaram alguns alimentos. A horta da escola será composta por alface, couve, tomate, cebolinha, salsa, coentro, espinafre, quiabo, além de mudas de chá, como erva-doce, hortelã e alecrim.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Joamilton Ornelas, a proposta é que as hortaliças cultivadas sejam utilizadas na alimentação escolar dos alunos da unidade. “Essa é uma iniciativa inédita na nossa cidade que começamos aqui na escola. Os alunos serão multiplicadores do projeto, pois estamos trabalhando de uma forma mais didática e reforçando ao mesmo tempo os conteúdos que eles aprendem dentro da sala de aula em diferentes áreas. A ideia do projeto é transformar os espaços ociosos do município em hortas”, explicou.
Outro objetivo do projeto é contribuir para a diversificação alimentar e apresentar aos alunos a inclusão de alimentos mais saudáveis e nutritivos nas refeições diárias.