Parque Sara Areal agora é Área de Proteção Ambiental

O presidente da Câmara Municipal de Nilópolis, vereador José Diamantino Ribeiro, promulgou no último dia 8 de maio, a Lei Ordinária 6822/2024, que cria a Área Municipal de Proteção Ambiental do Parque Municipal Natural Professora Sara Areal, em Nova Cidade. De autoria do vereador Leandro Hungria, a lei abrange a área de 9 mil metros quadrados entre o Rio Sarapuí e as Ruas Almirante Taman-daré e Gonçalves Dias.
Até maio de 2025,  a Prefeitura de Nilópolis deverá apresentar o Plano de Manejo da Área Municipal de Proteção Ambiental do Parque Municipal Natural Professora Sara Areal e criar um conselho de gestão da área recém criada. “O parquinho, como chamamos carinhosamente o Sara Areal, é um espaço que há anos estava abandonado, mas com a ajuda do prefeito Abraãozinho e do deputado estadual Rafael Nobre, conseguimos revitalizar o espaço, trazendo de volta os moradores. Agora, com a Lei Ordinária 6822/2024 damos um outro passo importante, que reconhece a área como de proteção ambiental, assegurando a preservação e a manu-tenção do parque. Não posso deixar de agradecer aos meus pares e ao presidente da Câmara, vereador Zé Ribeiro, que entenderam a necessi-dade da aprovação do meu projeto e da sua promulgação. Vamos agora buscar a criação do plano de manejo”, disse o vereador Leandro Hungria.
gestão da área recém criada. “O parquinho, como chamamos carinhosamente o Sara Areal, é um espaço que há anos estava abandonado, mas com a ajuda do prefeito Abraãozinho e do deputado estadual Rafael Nobre, conseguimos revitalizar o espaço, trazendo de volta os moradores. Agora, com a Lei Ordinária 6822/2024 damos um outro passo importante, que reconhece a área como de proteção ambiental, assegurando a preservação e a manutenção do parque. Não posso deixar de agradecer aos meus pares e ao presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Ribeiro, que entenderam a necessidade da aprovação do meu projeto e da sua promulgação. Vamos agora buscar a criação do plano de manejo”, disse o vereador Leandro Hungria.

““Apesar de ter sido aprovada, por unanimidade, em dois turnos, o Projeto de Lei 37/2024, estava aguardando, desde 27 de março, a sanção ou o veto do prefeito Abraão David Neto (PL). Como não houve manifestação do chefe do Executivo Municipal, a Lei Orgânica do Município, determina que cabe ao presidente da Câmara Municipal promulgar a Lei, tornando-a válida.““Parque criado em 1949“““O Parque Municipal Professora Saral Areal foi criado em 1949, com o nome de Parque Infantil Maria da Conceição Cardoso, anexo a Escola Municipal Edyr Ribeiro, em Nova Cidade, que funcionava no mesmo espaço na época. É uma importante área verde de Nilópolis, localizada na Rua Gonçalves Dias, em Nova Cidade, e que conta com quiosques, o Anfiteatro Jorge Luiz Souza Lima – Jorge Lafond, pista de caminhada, brinquedos, pista de skate quiosques, banheiros, bebedouros, mesas de jogos e um parcão, área delimitada e preparada para os pets brincarem à vontade. Além disso, em suas dependências funciona o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Nova Cidade.““Em novembro de 2023, o espaço, com mais de 6 mil m², que possui exemplares de pau-brasil e palmeiras raras, além de várias árvores frutíferas e ornamentais, foi reinaugurado pelo prefeito Abraão David Neto, após passar por uma obra de revitalização.““A professora Sara Areal foi uma das educadoras que mais benefícios trouxe para Nilópolis. A frente da Inspetoria de Ensino de Nova Iguaçu, ela melhorou o ensino primário municipal e ampliou a rede de prédios escolares em toda a cidade de Nova Iguaçu e seus antigos distritos, dentre eles, Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis. Por sua iniciativa foram criados e instalados serviços dentário, médico, alimentar e assistencial aos educandos. Fundou escolas e criou o Parque Infantil Maria da Conceição Cardoso, hoje Parque Municipal Professora Sara Areal, além de ter sido a primeira inspetora de ensino de Nilópolis na década de 50.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *