As obras para revitalização e modernização do Museu de Mangaratiba, o Solar Barão do Sahy, seguem a todo vapor. Entre as melhorias previstas no projeto, estão o restauro das fachadas e do portão, construção de um elevador acessível panorâmico, jardim externo, banheiro PCD, e um espaço de café.
O projeto conta ainda com reformulação da estrutura elétrica e hidráulica do prédio, construção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), descupinização, drenagem externa, e estru-tura do telhado. O prazo previsto para reinauguração do espaço é ainda este ano.
A revitalização do museu é uma realização da Prefeitura de Mangaratiba e da Fundação Mário Peixoto, custeada com recursos disponibilizados pelo Edital ‘Resgatando a História’, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Cultural Vale e MRS. O projeto foi elaborado e é administrado pelo Instituto de Cultura Democrática (ICD).
O Solar do Barão de Saí foi construído em 1831 e contém em seu acervo mobiliários, fotografias, objetos e documentos que retratam a rica história da região. Em 1857, hospedou o imperador D. Pedro II quando este fez uma visita a Mangaratiba.
À época da construção do solar, Mangaratiba vivia o seu apogeu. Porém este durou pouco, a inauguração da estrada de ferro reduziu a importância do porto, uma vez que a produção passou a ser escoada pelo trem em vez do transporte marítimo.
Em 1990, foi tombado pelo INEPAC. Ao lado do solar, existe um pequeno beco que foi transformado em ponto cultural e também se transformou em uma atração turística.