Em uma reunião na última terça-feira, dia 11, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio decidiram que o tempo de apresentação será maior no carnaval de 2025. As agre- miações chegaram ao consenso de que o tempo limite ficará entre 70 e 80 minutos para desfilar na Marquês de Sapucaí. Neste ano, o limite era de 60 a 70 minutos para passar pela avenida do samba.
Mas as novidades para o próximo carnaval não param por aí. O posicionamento das cabines dos jurados também terá modificações. A partir do ano que vem, serão quatro módulos de julgamento, com dois no lado par e dois no lado ímpar, sem mais cabines em duplas. Além dessas alterações, ficou determinado em regulamento o aumento no tempo de esquenta das agremiações.
Os dias de desfile das escolas de samba também serão alterados pela primeira vez. O espetáculo será em três dias, tendo início em domingo (2) com Unidos de Padre Miguel (atual campeã da Série Ouro), Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Viradouro e Estação Primeira de Mangueira; na segunda-feira (3), desfilarão Unidos da Tijuca (11ª colocada do Grupo Especial 2024), Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e – Unidos de Vila Isabel; e terça-feira (4) de março serão Mocidade Indepen- dente de Padre Miguel (10ª colocada do Grupo Especial 2024), Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela. As seis primeiras colocadas vão retornar à Marquês de Sapucaí para os desfiles das campeãs no Sábado (8).