Visando aumentar o índice de jovens vacinados no município, a secretaria de Saúde de Nilópolis fechou parceria com a de Educação para imunizar alunos da rede municipal contra a gripe (influenza) e o HPV (Papilomavírus Humano). Seis escolas participaram da ação nessa semana.
Todos podem se vacinar contra a influenza a partir dos 6 meses, enquanto para o HPV, dos 9 aos 19 anos, mediante a autorização do responsável. Além dos estudantes, funcionários da unidade e moradores do bairro também podem receber a vacina. “É de suma importância a vacinação, pois ela salva vidas. Criamos anticorpos (proteção) contra algumas doenças. Levando a vacinação para as escolas vamos conseguir aumentar a nossa cobertura vacinal e também proteger as nossas crianças”, disse o secretário de saúde, André Esteves.
Na terça-feira, dia 04, foi a vez da Escola Municipal Antônio Aureliano Medeiros Batista, no bairro Cabuís. Na quinta, dia 06, a vacinação foi realizada no Colégio Vereador Orlando Hungria, das 10h às 13h. Enquanto hoje, sexta, 07, será no Poeta Carlos Drummond de Andrade, das 10h às 13h.
A ação continuará na próxima semana. Na terça- feira, dia 11, será na Escola Margarida Fernandes Sabino, das 10h às 13h. No dia 12, o Colégio Dr. Nilo Peçanha estará imunizando das 13h às 16h. Já no dia 13, será a vez da escola Coronel Antônio Benigno Ribeiro, das 10h às 13h.
COVID-19 – Já contra a Covid-19, pessoas a partir dos seis meses de idade podem procurar um dos cinco postos do município para tomar a vacina XBB, da fabricante Moderna, que foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde por intermédio do Governo do Estado. Esse imunizante será ofere-cido anualmente, assim como é feito hoje em dia com a vacina contra a gripe.
Entretanto, há situações em que a vacina deverá ser tomada de seis em seis meses. É o caso de gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas (que realizaram transplantes de órgão ou medula óssea, usam imunossupressores, com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos)
Os funcionários da secretaria municipal de Saúde também vão oferecer o imunizante a quem não completou o esquema vacinal contra a doença. A vacinação está disponível nos postos Central, Novo Horizonte, Cabral, Paiol e Manoel Reis. Todos os postos funcionam das 9h às 16h.