Carteira de trabalho digital será usada para pedir crédito consignado

O Conselho Curador do FGTS aprovou hoje uma resolução que vai facilitar a tomada de empréstimos com desconto em folha por parte dos trabalhadores do setor privado. O consignado poderá ser solicitado via carteira de trabalho digital, acessada por celular. A modalidade vai facilitar o acesso ao crédito para aqueles que trabalham em empresas que não têm convênios com bancos para descontar as parcelas do empréstimo diretamente dos salários dos funcionários. O consignado é uma modalidade com taxa de juros mais baixa. É pouco usada no setor privado, mas comum no setor público.

Para que o trabalhador possa solicitar o crédito consignado pela carteira de trabalho digital, será utilizada a plataforma FGTS Digital. Esta vai dispensar a realização de convênios entre empregadores e instituições financeiras. Por isso, a concessão de empréstimo será ampliada a mais trabalhadores, principalmente os de pequenas e médias empresas, que hoje não podem usufruir da modalidade.

Para fazer simulação e contratar o empréstimo, os trabalhadores acessarão uma aba na carteira digital. A vantagem é que o interessado poderá escolher o banco que oferecer as melhores condições. Estarão habilitadas 80 instituições financeiras que já oferecem o consignado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *