Artistas e produtores culturais são homenageados na Câmara em Nilópolis

A noite da última terça-feira, dia 14, foi de festa para os mais variados segmentos da cultura nilopolitana. Em reconhecimento a toda dedicação, persistência e talento dos fazendores de cultura, foi realizada na Câmara Municipal de Nilópolis, uma sessão para entrega de Moção de Congratulações, por iniciativa do vereador Leandro Hungria. Foram cerca de 120 homenageados, entre eles produtores, compositores, cantores, músicos, instrumentistas, dança- rinos, artistas plásticos, figurinistas, atores e integrantes do grupo de dança do carimbó.
“Um momento histó-rico”, assim o vereador Leandro Hungria definiu a noite. Ele destacou que nunca tinha visto o Plenário Vereador Orlando Hungria tão repleto de artistas nilopolitanos, que na verdade são os que trabalham para que a cultura funcione. “Desde o início do nosso mandato que estou atento às questões que envolvem a cultura municipal. No total, temos 24 leis que abrangem o setor e destaco a construção do teatro municipal – obra que solicitei através de indicação – que vai ser o maior da Baixada com 409 lugares. Já estive lá acompanhando as obras, fiscalizando. Será um espaço de vocês”, disse.
O prefeito Abraãozinho David prestigiou a sessão e relembrou o hiato que teve na cultura nilopolitana, que culminou com a demolição do Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes. “Vendo o trabalho de cada artista sendo reconhecido, passa um filme na minha cabeça. Lembro de ir ao nosso antigo teatro, quando ainda era vereador, assistir as peças “Greta Garbo, quem diria acabou no Irajá”, “A Gaiola das Loucas”, “Lisbela e o Prisioneiro”. Mas hoje vivemos o tempo da reconstrução, a Usina da Cultura e as escolas municipais de dança e de música foram reformadas, o Parque de Eventos será remodelado. E não vamos parar por aqui, o melhor ainda está por vir”, falou.
Entre os cerca de 120 homenageados estavam nomes já conhecidos há anos, outros mais recentes, mos-trando total integração e muita animação. Acompanhada de seu fã-clube, o Muka Mukaú, a atriz Mell Muzzillo, que interpreta a Ritinha, na novela Renascer da Rede Globo; o compositor e cantor Vino Cachorrão; a rainha de bateria da Beija-Flor, Lorena Raissa; Thiago Cardoso, da Escola deTeatro; Luiz Valentim, produtor teatral; o artista plástico Zito; o maestro Jorge de Paula, a cantora MC Ellu e a professora de dança Márcia Fernandes foram alguns dos homenageados.
O produto cultural Vinícius Rodrigues, Hugo Lisboa, Ângelo José Inácio e Mariza França, os três últimos do Fórum Misto Permanente de Cultura de Nilópolis (Fompec), fizeram parte da mesa e também receberam a moção. Em suas falas, destacaram o poder da Baixada Fluminense, a importância da cultura, por não ser mero lazer, mas geração de renda, e o quanto o trabalho do artista afeta o outro positivamente.
Também prestigiando a sessão estiveram o eterno vereador Jorge Nei Hungria, que destacou a importância da cultura nilopolitana, e o secretário municipal de Cultura, Antonio Carlos Costa, que relembrou o quanto os fazedores de cultura sofreram durante a pandemia da Covid-19, a extinção do Ministério da Cultura e destacou a beleza daquela noite, pedindo que todos os anos os artista possam ter tal reconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *