Os brasileiros vão poder assistir a um eclipse lunar penumbral na madrugada desta segunda-feira, 25. Para acompanhá-lo, basta olhar para o céu. O fenômeno terá início às 1h53 da madrugada (horário de Brasília), com ponto máximo às 4h12. O eclipse será visível em todo o País. O eclipse vai começar após o nascimento da Lua cheia e será visível dependendo das condições climáticas. Será mais fácil observá-lo se o céu estiver limpo. A Lua vai passar pela penumbra da Terra – por isso, o nome de eclipse lunar penumbral. Em algumas regiões, como São Paulo, uma pequena fatia da Lua vai escapar da penumbra terrestre.
Os eclipses da Lua podem ser vistos com segurança a olho nu, sem necessidade de equipamento especial. Essa modalidade, no entanto, não é tão impactante como eclipses totais. A Lua parecerá um pouco mais escura do que o normal, mas não será parcial ou completamente coberta pela sombra da Terra.
Se não for possível acordar de madrugada, os brasileiros terão outra oportunidade de ver um eclipse lunar parcial entre 17 e 18 de setembro. Para março do ano que vem, está previsto um eclipse lunar total, quando a Lua fica totalmente avermelhada.