Grupos prioritários começam a ser vacinados contra a gripe no Rio

Já teve início a campanha de vacinação contra a gripe no Rio. O imunizante já está disponível para todos os grupos prioritários em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde. Também é possível ser vacinado no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e no Espaço Vacina, Rio, no ParkShopping Campo Grande. O objetivo da prefeitura é vacinar mais de 1,5 milhão de cariocas, correspondendo a 90% da população-alvo. A previsão é de que a campanha vá até 31 de maio.
A vacina da gripe é anual. Agora, ela está atualizada para proteger contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. O imunizante é aplicado em dose única, à exceção de crianças da faixa etária elencada que vão tomar a vacina pela primeira vez este ano, as quais receberão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores da educação, povos indígenas e quilombolas, idosos com 60 anos ou mais de idade, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente (PcD), pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *