Detran.RJ amplia serviços do Programa Cidadania Sobre Rodas

Todos os procedimentos para a emissão da primeira habilitação do público PCD, realizados pelo programa Cidadania Sobre Rodas, estão a partir de agora concentrados no Posto Detran-Acessível, na Av. Francisco Bicalho, no Centro do Rio. No local, poderão ser feitas desde a abertura do processo até a retirada do documento. Os candidatos PCDs também darão entrada na documentação necessária, fazer exames médicos, realizar aulas e provas teóricas e práticas e retirar a carteira de habilitação.
“Vamos concentrar todas as etapas do programa Cidadania sobre Rodas em um único local, totalmente adap-tado às especificidades das pessoas com deficiência. Além disso, o departamento vai oferecer aulas teóricas, que eram realizadas apenas em autoescolas. Estamos ado- tando medidas para dar mais comodidade e facilitar a vida do público PCD”, destacou o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
Para se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, o candidato deve comparecer, no Dia D, ao Posto Detran-Acessível ou em 15 Ciretrans espalhadas pelo estado, munido de documentação necessária. A próxima edição do Dia D, a primeira deste ano, será no dia 5 de abril.
Nesta data, o público PCD terá atendimento prioritário em todas as unidades de identificação civil e habilitação do departamento. Já os serviços veiculares poderão ser realizados no Posto Detran-Acessível. Em 2024, serão quatro edições do Dia D.
O programa Cidadania Sobre Rodas é destinado a pessoas com deficiência que necessitam de carro adaptado. Desde a sua implantação, em 2008, mais de dois mil condutores PCDs foram habilitados de forma gratuita.
Desde o dia 29 de janeiro, pessoas com deficiência física estável podem fazer a perícia médica para renovação de suas carteiras de habilitação diretamente nas clínicas médicas credenciadas pelo Detran.RJ em todo o Estado do Rio.
A medida tem o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade ao público PCD na renovação da CNH. A perícia pode ser feita em uma das clínicas mais próximas à residência – como já ocorre com os exames médicos dos demais usuários, deixando de ser necessário submeter-se à junta médica pericial do Detran.RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *