21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down e no Senado, uma sessão especial celebrou a data. Pessoas com Down e outros participantes cobraram atitude e quebra de barreiras, já que atualmente é prioridade o combate ao capacitismo, visão e posturas que reforçam preconceitos e entendimentos equivocados quanto ao potencial de pessoas com deficiência.
Várias outras ações também foram preparadas para marcar a data. O Instituto Gingas e seu projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família realizam hoje um evento, na reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Aberto ao público, o evento será realizado das 13h às 16h30.
O patrocínio é da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da concessionária Enel. A programação destaca a inclusão e a acessibilidade por meio da educação, da cultura e do esporte.
Hoje é também é celebrado o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. A data busca reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para todas as raças. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), o preconceito resulta em problemas que vão além da cor de pele, dificultando o acesso dessas pessoas à saúde, ao mercado de trabalho e a condições dignas de vida. A discriminação racial perpetua desigualdades e, por isso, é preciso intensificar os esforços para construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.