Requerimento para auxílio-doença poderá ser entregue em agências dos Correios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fechou uma parceria com os Correios para que as agências da ECT recebam pedidos de benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença). A ideia é que os segurados da Previdência Social tenham uma rede mais ampla de atendimento. O objetivo agora é expandir a novidade para todo o país até abril.
Atualmente, o INSS conta com cerca de 1.600 agências no Brasil, enquanto os Correios têm aproximadamente 11 mil unidades, das quais quase sete mil são próprias. A parceria, segundo o instituto, vai abranger todas as agências da ECT, incluindo as franqueadas. A ideia é facilitar o acesso dos segurados aos benefícios, tornando o processo menos burocrático.
Pelo acordo firmado, funcionários dos Correios vão auxiliar os segurados a fazerem o requerimento do auxílio por meio do Atestmed — sistema que funciona dentro do site ou do aplicativo Meu INSS e que permite o envio de laudos e atestados médicos ou odontológicos digitalizados, para análise de um médico perito à distância, sem a necessidade de comparecer a uma perícia presencial numa unidade da Previdência Social. A expectativa do órgão é que, até 30 de abril, 100% dos benefícios por incapacidade sejam requeridos por meio desse sistema digital.

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