A Guarda Municipal implementou, na última segunda-feira, dia 26, drones de monitoramento e fiscalização de trânsito em pontos estra- tégicos da Avenida Brasil. Segundo a corporação, vários veículos já foram multados por circularem na faixa seletiva, destinada aos ônibus do BRT Transbrasil.
As aeronaves não tripuladas são operadas por guardas habilitados, em quatro trechos da avenida, com o auxílio da fiscalização eletrônica da CET-Rio. De acordo com a Guarda Municipal, também foram instaladas placas na via informando sobre a nova modalidade. A ferramenta tem o objetivo de conscien- tizar os condutores sobre a importância de respeitar a faixa seletiva, para prevenir acidentes e priorizar a mobilidade do trânsito.
Segundo a secretaria municipal de Transportes, o BRT Transbrasil está funcionando apenas entre o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que foi aberto no último sábado, dia 24, e a Penha, de 12h às 14h. No entanto, os ônibus não param nas estações da Transbrasil, que só começam a funcionar dia 30 de março.
Desde sábado, os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil, e seguem direto até o Terminal Gentileza. Quando for definitivamente inaugurado, o BRT começará a operar de Deodoro, na Zona Oeste, ao TIG, entre 10h e 15h.
A Transbrasil conectará Deodoro ao Centro do Rio, passando por 18 bairros e com previsão para transportar 250 mil pessoas por dia, até 2030. Este é o quarto corredor de BRT a ser inaugurado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.