Além de remédios, é possível obter absorventes pelo programa Farmácia Popular

Por meio do programa Farmácia Popular, brasileiros têm acesso a remédios sem custo. Os medicamentos gratuitos são para tratamentos de diabetes, asma, hipertensão e osteoporose. Além disso, são oferecidos também anticoncepcionais e absorventes de graça.

Neste ano, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição gratuita de absorventes higiênicos por meio do Farmácia Popular como parte do Programa Dignidade Menstrual. Podem receber absorventes, brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar no CadÚnico, mas, neste caso, a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas, segundo a pasta.

Ao comparecer a uma farmácia credenciada, a brasileira deve apresentar o documento de autorização do Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que é gerado pelo Meu SUS Digital. O documento possui validade de 180 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *