A 12ª edição da Feira Municipal de Adoção de Animais, a primeira de 2024, realizada no último sábado, dia 27, no Calçadão da Mirandela, no Centro de Nilópolis, fez a diferença na vida de 30 animais, entre cães e gatos. Eles conquistaram tutores e ganharam novos lares. Dessa vez, 50 animais estavam disponíveis para adoção, após serem resgatados por protetores de situações de abandono e de maus tratos ou mesmo eram filhotes em busca de um lar.
Os pets se encontravam em bom estado de saúde e viviam, até então, em abrigos temporários na rede de proteção. É importante destacar que quem deseja levar esses cães e gatos para a feira precisa fazer um cadastro prévio na secretaria municipal de Meio Ambi-ente, de acordo com a coordenadora do setor de Proteção Animal da secretaria de Meio Ambiente, Amanda Mello. Já para adotar é precisar fornecer informações para constar no Termo de Adoção Responsável, como endereço e as condições do local para onde o pet será levado.
O vereador Leandro Hungria, presidente da Comissão Permanente de Direitos dos Animais da Câmara Municipal, acompanhou o evento, agradecendo pessoalmente todos que adotavam. “Cada adoção representa não apenas um novo capítulo na vida desses animais, mas também uma escolha consciente de amor e compromisso por parte de novas famílias”, disse.
Além dos voluntários, a Patrulha Canina, como em todas as edições, também marcou presença animando e posando para fotos com a criançada, que saborearam algodão doce, pipoca e ganharam brindes. A Feira Municipal de Adoção de Animais é realizada pela Prefeitura de Nilópolis, através da secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Comissão de Direitos dos Animais da Câmara Municipal, e apoio da Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis e da Unidade de Saúde e Proteção Animal (Uspan).
Os organizadores agradeceram a PetShop Cantinhos dos Bichos, que ofereceram brindes e amostras de rações; e aos busólogos pela doação de ração.