No último fim de semana os profissionais de saúde que atuam no Hospital Municipal de Japeri (HMJ) tiveram um treinamento em Suporte Básico de Vida (SBV). A ação corresponde ao protocolo de atendimento com reconhecimento e realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, chamadas de RCP. O encontro aconteceu na própria unidade e os profissionais foram divididos em quatro turmas.
Segundo o diretor do HMJ, o médico intensivista Alex Bousquet, a reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade é fundamental para os pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR). “Uma vítima de PCR tem 75% de chance de sobreviver quando recebe a reanimação cardiopulmonar de alta qualidade. Em contrapartida, essa chance diminui 7,5% a cada minuto de parada cardiorrespiratória. O treinamento que fizemos foi de Suporte Básico de Vida, com manejo de vias aéreas e uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA)”, explicou o gestor.
O curso foi destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade e integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com uma carga horária de seis horas a capacitação foi ministrada pelos profissionais Charles Monteiro e Cidney França do Instituto Pallade do Rio de Janeiro.