A Maternidade de Santa Cruz da Serra iniciou o Pro- grama de Planejamento Reprodutivo. O primeiro encontro reuniu 20 mulheres que fazem pré-natal em unidades de Atenção Básica da rede municipal de Saúde de Duque de Caxias. O programa é voltado para gestantes e não gestantes do município. A implantação do planejamento reprodutivo na Maternidade de Santa Cruz da Serra vem atender a necessidade das gestantes, visto que a unidade é referência no município.
A diretora Ana Teresa Derraik é uma das mais animadas com a implantação do novo serviço na maternidade. “Esse programa é uma meta muito ambiciosa que estamos conseguindo cumprir. Estamos conversando com as gestantes que fazem pré-natal nas Unidades de Saúde Básica, esclarecendo as dúvidas sobre o Planejamento Reprodutivo e também sobre o momento do parto, o fluxo da maternidade, aleitamento materno e outros temas pertinentes”, disse.
Através do programa, serão realizadas duas reuniões mensais, com grupos de até 20 mulheres. A inscrição para participar dos encontros é gratuita e pode ser feita no Serviço Social da Maternidade, diariamente, no horário de 7h às 19h.
Além de contribuir para uma prática sexual mais saudável, o Planejamento possibilita o espaçamento de gravidez e a recuperação do organismo da mulher após o parto e a decisão de homens e mulheres de quando e quantos filhos desejam ter. Todos têm direito ao serviço, independente de orientação sexual e identidade de gênero.