Em sessão extraordinária realizada na noite da última terça-feira, dia 9, no Auditório Eduardo Paes, na Cidade do Samba, a plenária da Liga Independente da Escolas de Samba (Liesa) decidiu, por unanimidade, acatar dois pedidos. O primeiro, encaminhado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, para antecipar os horários dos ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial, aos domingos, no Sambódromo. Com as mudanças, os ensaios agora acontecerão às 19h30, em vez de 20h30, e 21h, em vez de 22h.
Já o segundo foi dirigido pela Mocidade Independente, que pleiteava uma data para realizar um novo ensaio técnico na Passarela do Samba, já que o de domingo passado foi prejudicado por defeitos no carro-de-som. A pane, inclusive, causou o atraso de uma hora no ensaio da Agremiação de Padre Miguel. O novo ensaio foi marcado para o próximo dia 21, domingo, às 18h30. Em seguida, ensaiarão Paraíso do Tuiuti, às 20 h, e Salgueiro, às 21h30.
O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, organizou e comandou a plenária, considerando que os dois pedidos eram justos. “A partir do próximo domingo, nossa equipe estará mais atenta ainda, para que os novos horários sejam respeitados”, disse. Ele garantiu ainda que providências estão sendo tomadas junto à empresa responsável pelos carros-de-som, para que outras panes não ocorram.
O presidente reiterou que os trens do MetrôRio estarão circulando, para embarque, até meia-noite de domingo, nas estações Praça Onze e Central do Brasil, que atendem o público do Sambódromo e agradeceu à direção do Metrô pela parceria.