Na noite da última quarta-feira, dia 10, foi realizada a cerimônia de posse dos conselheiros tutelares do município de Nilópolis, que irão atuar no quadriênio 2024/2027. A solenidade, conduzida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vanessa Matta, foi realizada na Igreja do Nazareno, no Centro. Ao receberem o diploma de posse, alguns conselheiros falaram sobre o que esperam do mandato. “A expectativa é boa, nós estamos unidos em defesa da criança e do adolescente”, disse André Roberto.
Já Eli Geovane, falou sobre esperança. “A gente está muito esperançoso, essa é a palavra, porque há muitas coisas que precisam mudar e a gente está aqui para fazer a diferença e fazer com que as crianças sejam atendidas de forma integral”, falou Eli Geovane.
“A gente quer deixar claro para a população que a gente precisa muito também desse apoio vindo de lá para cá. Porque é através da denúncia, através de tudo aquilo que a pessoa vê que esteja envolvendo uma criança, um adolescente, trazer até o conselho tutelar, nós temos telefones de plantão, o Disque 100 é a nossa melhor arma”, explicou o conselheiro Givanildo Santana.
Outra que falou sobre a nova fase, foi a conselheira Elaine Santana. “Sabemos que a responsabilidade é muito grande, fazemos parte, somos os principais atores desse sistema de garantia de direito. Podem contar com esse novo colegiado que se inicia hoje. E sucesso nesta nova trajetória desafiadora”, disse.
A vice-prefeita Flávia Duarte e os secretários de Desenvolvimento Social, Everline Lima, e de Serviços Públicos, Rodrigo Neca, estiveram presentes.
Os conselheiros empossados foram eleitos no dia 1º de outubro de 2023. Entre 17 candidatos, os nilopolitanos escolheram cinco. Os eleitos foram Tatiana da Silva José, com 789 votos; Eli Geovane, com 676 votos; Elaine Santana, 555 votos; André Roberto do Nascimento, 512 votos; e Givanildo Santana, com 423 votos. Cleia Angélica Abrahão, Diego Schinzel e Jonny Vaz ocupam a suplência.
A votação aconteceu na Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira para os eleitores da 201ª Zona Eleitoral; e no Clube Nilopolitano, para quem vota na 221ª.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo que tem como objetivo garantir os direitos da criança e adolescentes. Os conselheiros são encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento desses direitos. O Conselho Tutelar atende às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal Nº 8.069, de 13 de julho de 1990.