Desde a última terça-feira, dia 9, a população de Japeri que aguarda uma resposta de solicitações de exames e procedimentos cadastrados no Complexo Municipal de Regulação (CMR) está contando com um novo aliado, o aplicativo de WhatsApp. Pelo número (21) 96536-4280, os usuários podem enviar somente mensagens escritas. Com isto, a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semus), está intensificando o uso do dispositivo com o objetivo de evitar o deslocamento do usuário até o CMR que fica no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira.
“Estamos sem nenhuma solicitação com resposta pendente, que é quando ficamos aguardando para comunicar ao usuário o agendamento. Agora, estamos intensificando o uso da comunicação pelo aplicativo para que a verificação do status da solicitação seja informada sem que o usuário compareça ao complexo. Ele vai nos chamar no zap e vamos dizer o andamento da solicitação”, informou a coordenadora do equipamento, Letícia Motta.
Ainda segundo a coordenadora, a decisão de intensificação do uso do dispositivo foi adotada também em virtude do verão, onde há ocorrências de sol muito forte desde as primeiras horas da manhã e à tarde as fortes chuvas. “Os usuários não vão precisar ficar expostos ao sol e a chuva, de casa vão saber o andamento da solicitação”, completou. O contato não poderá ser feito por mensagens de áudio ou ligações.
O equipamento já é usado no Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas. Desde setembro de 2023 já realizou mais de 350 procedimentos cirúrgicos e acabou com as filas de espera por serviços de média e alta complexidade, além de facilitar o acesso aos procedimentos ambulatoriais, incluindo consultas especializadas, exames e terapias.