Estado do Rio bate recorde no patrocínio de projetos culturais

O Estado do Rio de Janeiro atingiu um número recorde de projetos patrocinados em território fluminense. Foram 123 ações, com aporte total de R$ 148 milhões, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Mais de 60 cidades foram beneficiadas com algum tipo de ativação cultural.
“A cultura do nosso estado é rica, diversificada e democrática. O Rio de Janeiro é um território cultural e nós valorizamos isso. Investindo em cultura, fortalecemos a nossa economia, o turismo e outros setores. Investir na cultura é investir em todo o estado”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Grandes eventos fizeram parte do calendário, como o Carnaval 2023, Festival de Inverno, Rio2C, Festival de Cinema de Vassouras, Rio Gastronomia, Festa do Tomate, ArtRio, Rio Montreux Jazz e o aguardado retorno do Natal da Lagoa. O investimento ajudou no reaquecimento do turismo, na geração de empregos e no fomento da economia criativa. As áreas culturais com mais projetos patrocinados foram: Música e Dança (48), Teatro e Circo (18) e Artes Plásticas e Artesanais (15).
Entre 2020 e 2023, foram cerca de 400 projetos patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura, com o investimento que supera o valor de R$ 500 milhões. Segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), as empresas criativas do Rio produzem o equivalente a R$ 32,1 bilhões, o que significa que 4,62% de toda a riqueza gerada no estado é proveniente deste setor. Essa é a maior participação dentre as 27 unidades federativas. O mecanismo permite que até 100% do projeto seja patrocinado com recurso de renúncia fiscal.

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