Os valores venais para cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 foram publicados pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), na última terça-feira, dia 26, no Diário Oficial. Fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), as quantias se referem aos preços de mercado dos veículos, sobre os quais são aplicadas as alíquotas do tributo. No próximo ano, o imposto estará, em média, 4,39% mais barato. Para carros e motos, por exemplo, que representam a maior parte da frota de cerca de 4 milhões de pagantes do imposto, as reduções médias serão de 4,61% e 3,97%, respectivamente.
Sobre o valor venal do automóvel, portanto, é aplicada a alíquota de imposto a pagar: de 4% para carros flex, de 2% para motos, de 1,5% para automóveis abastecidos com Gás Natural Veicular (GNV) e de 0,5% para modelos movidos exclusivamente a energia elétrica.
Para realizar o cálculo basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota devida e dividir o valor por 100. O resultado encontrado equivale ao IPVA que deverá ser pago em 2024.