Pessoas com deficiências podem contar com mais um polo de equoterapia em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, através da secretaria de Saúde, em parceria com Instituto Qualivida e o BR Marinas, inaugurou na última segunda-feira, dia 11, em Itacuruçá, o segundo polo do projeto de Equoterapia. A partir de agora, a terapia assistida por cavalos será também oferecida para pessoas com deficiências (PcDs) moradoras do distrito.
A equoterapia, ou terapia assistida por cavalos, é um método terapêutico de alta qualidade e segurança que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar para pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O método beneficia a função motora, o equilíbrio, habilidades sociais, cognitivas e sensoriais, entre outros.
Em Itacuruçá a equoterapia vai acontecer no estacionamento ao lado do Porto Marina MontBlanc Resort, todas as segundas-feiras. O projeto atende gratuitamente pessoas com deficiências (PcDs) que tenham acima de três anos, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por equitador, psicólogo, fisioterapeuta e psicopedagoga. Os profissionais acompanham a evolução de cada paciente, fazem avaliações semanais, garantindo um tratamento personalizado e adequado para a necessidade de cada um.
O secretário municipal de Saúde, Mair Araújo, explicou a importância da equoterapia para os assistidos. “A equoterapia já é um grande sucesso no distrito de Mangaratiba, atendendo a cerca de 30 pessoas. Por isso, batalhamos, fechamos parcerias e conseguimos trazê-lo também para Itacuruçá. O método garante uma mudança significativa na qualidade de vida dos assistidos. Com a ajuda do cavalo, realizamos estímulos e atividades individualizadas que melhoram o equilíbrio, a interação, o controle emocional, entre outros”, afirmou Mair.
Para se inscrever é necessário possuir o laudo médico com indicação para equoterapia e residir em Mangaratiba. Com o laudo médico em mãos, os interessados devem procurar a sede da secretaria de Saúde, localizada na Rua Joaquim Cardoso da Cruz, nº 1830 – Praia do Saco, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência dos responsáveis e RG ou certidão de nascimento de quem irá participar. Após preenchida, a ficha de inscrição é encaminhada para a coordenação do projeto, que faz a convocação dos selecionados.
Em Mangaratiba o projeto de Equoterapia acontece duas vezes por semana (terças e quintas), no Horto Municipal, e também atende pessoas com deficiências a partir de 3 anos de idade.
Para mais informações basta ligar para o telefone (21) 2789-6014, ou através do e-mail: secretario.saude @mangaratiba.rj.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *