Amanhã, sábado, dia 9, às 11h, acontece mais uma edição do Projeto Filosofia na Praia, no Quiosque Maria Alice Espaço A, no Leme. Esta edição terá como tema ‘Fatos curiosos ou pouco conhecidos da história do Leme’, com apresentação do professor Pedro Paulo da Poian. Como sempre, a palestra será transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube. As palestras são livres e abertas a quem passar.
O projeto foi idealizado há mais de cinco anos – desde abril de 2018 – pelo diplomata cearense Jerônimo Moscardo, ministro da Cultura no Governo Itamar Franco, na Praia do Leme. Acontece quinzenal- mente aos sábados, quando durante uma hora, professores, doutores e pensadores convidados compartilham de maneira descontraída e informal o seu conhecimento. O projeto, que conta com parceria da Universidade Livre do Leme (ULL), surgiu a partir do espírito inquieto e criativo de Jerônimo Moscardo, que desejou levar o brilho de uma palestra a um público amplo, em um lugar de fácil e livre acesso a qualquer interessado, ao ar livre, como inovara Aristóteles, há mais de dois milênios.
“O programa começou com a distribuição gratuita de livros na praia, mas foi criminalizada e achamos tão incrível, tão absurdo, que resolvemos reagir e ao invés de recuar, nós avançamos e convidamos o doutor em Filosofia, Carlos Frederico Gurgel, para fazer uma palestra no local. Assim ao invés do livro ser só distribuído, ele seria apresentado. Ele empolgou tanto que não paramos mais”, disse, ressaltando que tudo começou na areia e só depois foi para o quiosque.
Já palestraram nomes de destaque como os professores Márcio Lemgruber, Jorge Maranhão, Guido Bilharinho, Pedro Paulo Rodrigues, entre vários outros. O Filosofia na Praia, que abrange vários campos do saber, tem seguidores em Portugal, na França e até na Suíça. Acompanhe pelas redes sociais pelo Instagran @filosofianapraia, Facebook filosofianapraiario, YouTube @filosofianapraia e TikTok @filosofianapraia.