Em iniciativa inédita, o Dia Nacional do Samba ganhará uma comemoração. O evento, que acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, terá desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, concurso para escolher a nova Corte LGBTQIAPN+, shows com Diogo Nogueira (dia 1º) e Roda de Samba do Beco do Rato (dia 2), exposição cultural e gastronomia variada. O primeiro lote dos ingressos já está disponível para compra no site https://www.ingresse.com ou no próprio local do evento. O passaporte, com preços a partir de R$ 30, dará direto à entrada nos dois dias.
Para celebrar a data marcante para os sambistas, as agremiações darão uma ‘palinha’ do que virá na Sapucaí, com cerca de 200 componentes cada uma, com os principais segmentos da escola como bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira, além de musas, rainhas, baianas, passistas e integrantes da velha-guarda. As apresentações terão duração de 35 minutos, cada uma.
O evento tem organização da Prefeitura do Rio, através da Riotur, e da Liesa, com apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.