A partir da próxima terça-feira, dia 21, os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima e região próxima, irão ganhar mais uma linha ônibus para facilitar a ida e o retorno aos seus locais de trabalho e outros afazeres.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro/RJ), e a empresa de ônibus Master Transportes Coletivos de Passageiros, ampliaram o itinerário da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) para atender ao bairro Nossa Senhora de Fátima. A autorização foi publicada na última terça-feira, dia 14, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
A ampliação do itinerário da linha 138I atende ao pedido do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), que apresentou o Requerimento 203/2023, aprovado por unanimidade no Plenário Vereador Orlando Hungria, em Sessão Ordinária realizada no dia 24 de maio. “É uma demanda não só dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, mas também daqueles que residem nos bairros Manoel Reis e Santos Dumont, além do próprio Centro de Nilópolis, que há anos pediam uma ligação direta para a estação do Metrô na Pavuna e também para Duque de Caxias. Agradecemos ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Transportes Washington Reis, ao presidente do Detro/RJ Leonardo Matias, à diretoria da empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros, sem esquecer também dos meus pares, que votaram à favor do requerimento e assim atenderam as necessidades da nossa população”, agradeceu o vereador Leandro
O novo itinerário entrará oficialmente em operação na próxima segunda-feira, dia 21, e terá caráter experimental, operando todos os dias, inclusive domingos e feriados. das 04h30 às 23h40m. O intervalo entre os ônibus será de dez minutos, entre 04h30 e 08h; 15 minutos, entre 08h e 17h; 10 minutos entre 17h e 19h40; 15 minutos, entre 19h40 e 23h40. Aos domingos a linha irá funcionar das 05h às 23h, com intervalos de 20 minutos.
Apesar da ampliação do itinerário a tarifa permanece a mesma da linha original, R$ 5. “Nosso intuito foi atender ao pedido dos moradores, mas é preciso que haja passageiros para que a linha possa existir. A empresa Master está se comprometendo a atender, mas temos que ser realistas, precisamos que os moradores façam uso dela.”, complementou o vereador Leandro Hungria.
“Mobilidade urbana é isso, enxergar onde falta transporte público. Precisamos que os governantes e os empresários do setor sigam este e outros exemplos. O mundo mudou, as pessoas querem agilidade para chegar ou retornar dos seus destinos. A empresa Master está fazendo o correto, que é levar o ônibus até o passageiro. Não é cabível nos dias atuais ter pontos finais nos centros urbanos. Além de provocar transtornos, a linha acaba perdendo passageiros para o transporte alter-nativo, que hoje busca os passageiros dentro dos bairros”, disse o especialista em mobilidade urbana, Fernando Nunes.