O Órgão Gestor do Trabalho Portuário do Rio de Janeiro (OGMO-RJ) está com um processo seletivo para o Porto de Itaguaí. Ao todo, são 100 vagas imediatas – além de formação de cadastro de reserva – para trabalhador portuário avulso, na categoria estiva. Interessados em concorrer a uma das vagas precisam apresentar escolaridade mínima de Ensino Fundamental completo. Sobre a remuneração, segundo o edital, o salário varia conforme o previsto em instrumentos de acordo coletivo de trabalho.
As inscrições vão até o dia 10 de dezembro e estão disponíveis somente pelo site www.idcap.org.br.
Depois de realizar o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento, até a data limite do prazo, da taxa no valor de R$ 145. É importante estar atento ao horário de funcionamento da agência bancária.
As atribuições do cargo são: atividades de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, inclusive transbordo, arrumação, peação e despeação; e carregamento e descarga com equipamentos de bordo.
O processo seletivo é composto de sete etapas, como teste de aptidão física, teste de avaliação psicológica, e exame médico, além da prova objetiva.
Esta prova – prevista para 7 de janeiro de 2024, em locais e horários a serem definidos – conta com 60 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: língua portuguesa (10); matemática (10); informática (10); legislação portuária (10); e conhecimentos específicos (20).