Na noite da última terça-feira, dia 7, foi realizada no Plenário Vereador Orlando Hungria, na Câmara Municipal de Nilópolis, a Sessão Solene Alusiva aos Professores 2023. Por iniciativa do vereador Leandro Hungria, foram homenageados profissionais da educação, que atuam ou já atuaram em instituições municipais, estaduais, federais e privadas. Foi uma noite de plenário lotado, marcada por reencontros e muita emoção, além de discursos evidenciando o empenho de uma classe, que muito mais do que reconhecimento, buscar ajudar na transformação da sociedade.
O vereador Leandro Hungria presidiu a sessão e agradeceu a todos os profissionais de educação que contribuem para formação de novos cidadãos. “Sabemos que é através da dedicação de muitos docentes que a afeição em capacitar novos pensamentos e raciocínio lógicos se prestigia ao alcance da ação refletida de um bom trabalho”, disse.
Entre os mais de 50 homenageados que comparecerem, estiveram a ex-secretária municipal de Educação, Eva Maria de Melo Vasconcelos; a hoje superintendente da Casa da Mulher Nilopolitana, Nilcéa Cardoso; e o professor Raimundo Madeira, que há 62 anos leciona em Niló- polis. Representando os homenageados ainda compuseram a mesa, Vinícius Olivieri e a ex-diretora da Escola Municipal José D’Alessan-dro, Iandara Athanasio, além do ex-vereador Jorge Nei Hungria.
Foram vários os discursos emocionantes, entre eles o feito pelo professor Raimundo Madeira, admitindo que gratidão e emoção estavam se confundindo. Ele relembrou a época em que deu sua primeira aula, uma época conturbada, com renúncia de Jânio Quadros e a construção do Muro de Berlin. “O magistério me encantou, sempre fui alavancado pelo poder da transformação e tive como bandeira da minha didática que aquele que compartilha o que sabe, muda a história daquele que aprende”, disse, deixando claro seu amor pela profissão.
A hoje superintendente Nilcéa Cardoso, tem também uma longa trajetória como educadora e relembrou quando ainda cursava a Escola Normal e acabou participando da implantação do que hoje corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Filgueiras. “Foram anos e anos dedicados à educação e sei do papel da escola, por isso, criei o projeto a Escola do Legislativo com os vereadores mirins, quando fui vereadora, e hoje temos a Casa da Mulher vai à Escola e tantas outras lutas pela educação e a família, porque caminhando junto, tudo fica mais fácil”, falou.
O ex-vereador Jorge Nei Hungria também fez uso da palavra e destacou a importância dos profissionais. “Estou aqui participando dessa belíssima homenagem. Foi uma noite de muita emoção, onde vi meu filho reconhecer a importância dessa classe para nossa cidade. Parabéns a todos os professores”, disse.
Todos os homenageados receberam a Moção de Congratulações e Aplausos, honraria aprovada por todos os demais vereadores, que receberam os agradecimentos feitos pelo vereador Leandro Hungria, que agradeceu especialmente o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Ribeiro, pela cessão do espaço.